Telefone

(63) 3212-3382

Dia Mundial de Combate à Asma: como prevenir e cuidar da doença que afeta milhões

Identificar os sinais da asma precocemente é essencial para evitar o agravamento da doença.

O Dia Mundial de Combate a Asma é celebrado todo ano na primeira terça-feira de maio, com o objetivo de conscientizar a população sobre os impactos da doença respiratória crônica. Estima-se que cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo conviva com a doença, dessas, estima-se que cerca de 20 milhões sejam brasileiras, segundo dados da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.

A asma pode ser causada por diversos fatores, dentre eles estão genética, ambiente, estilo de vida desregulado e condições de saúde, como obesidade e sedentarismo. Os principais sintomas da doença são falta de ar, tosse, chiado no peito, tosse e aperto no peito. Esses sintomas podem variar de intensidade e frequência, e costumam piorar durante a noite ou em contato com fatores desencadeantes. Apesar da doença não ter cura, o controle dos gatilhos que podem provocar os sintomas contribui para a maior qualidade de vida. Veja abaixo:

• Evite exposição à poeira, mofo e ácaros;
• Reduza o contato com pelos de animais;
• Evite fumar ou estar em ambientes com fumaça;
• Cuide da saúde emocional;
• Atenção às mudanças bruscas de temperatura.

O tratamento da asma é individualizado e deve ser acompanhado por um profissional de saúde. Entre as principais formas de cuidado, estão o uso correto de medicações controladoras e de alívio rápido, consulta regular com um pneumologista, prática de atividades físicas leves a moderadas e vacinação em dia, especialmente contra gripe e pneumonia, que podem agravar os sintomas.

Identificar os sinais da asma precocemente é essencial para evitar o agravamento da doença. A Fundação Pró-Tocantins reforça que beneficiários e seus dependentes tem acesso a diversas especialidades por intermédio do nosso convênio com o plano de saúde, podendo também realizar o acompanhamento com o pneumologista.

Por Amanda Dias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *