Quadra 602 sul Av. NS 2, LT 3 A –, Palmas

Telefone

(63) 3212-3382

Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil: conheça os sinais

Todos os anos, milhares de crianças e adolescentes são diagnosticados com câncer em todo o mundo. É um diagnóstico devastador que afeta não apenas a criança, mas também toda a família. No dia 15 de fevereiro, o mundo se une para reconhecer o Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil, uma ocasião para aumentar a conscientização sobre essa doença e destacar a importância dos cuidados adequados desde os primeiros sinais.
Segundo estimativas do INCA, em 2022 ocorreram cerca de 8.460 casos de câncer infantojuvenil no Brasil. Outro fator relevante apontado pela entidade especializada é que o câncer já representa a primeira causa de morte por doenças entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos no País, cerca de 8% do total.
De acordo com a médica pediatra Dra. Karine Lopes os tumores mais frequentes na infância e na adolescência são as leucemias, os tumores que atingem o sistema nervoso central e os linfomas (sistema linfático) “Os sintomas dos tumores na infância são muito parecidos entre si e também com outras doenças comuns, como gripes e viroses. Portanto é importante que os pais e responsáveis fiquem alerta à duração desses sintomas, principalmente quando não há causa aparente. O olhar atento da família e o encaminhamento a um pediatra vão ser determinantes para identificar quando algo está diferente do normal.”
De forma geral, os sintomas do câncer infantil incluem:
  • Fadiga persistente, fraqueza, ou pele pálida;
  • Febre ou infecções que não desaparecem;
  • Perda de peso inexplicável ou perda de apetite;
  • Dor ou inchaço no abdômen, ossos ou articulações;
  • Massas palpáveis através da pele;
  • Náuseas persistentes ou vômitos;
  • Dores de cabeça, principalmente se forem graves ou persistentes;
  • Mudanças na visão ou no movimento dos olhos;
  • Inchaço ou caroços no pescoço, axila ou virilha.
Muitos desses sintomas também podem ser causados por outras condições menos graves. No entanto, se seu filho relatar algum desses sintomas, e eles persistirem ou piorarem, é importante consultar um profissional de saúde para um diagnóstico adequado.
Quando se trata de câncer infantil, o diagnóstico precoce é fundamental. Os pais devem estar atentos aos sinais de alerta e prontos para agir rapidamente se notarem algo incomum. “Quanto mais precocemente diagnosticado o câncer, menor o tempo e menos intenso é o tratamento, reduzindo a toxicidade e efeitos colaterais. O tratamento varia de acordo com o tipo de tumor, podendo ser cirúrgico ou envolver quimioterapia e/ou radioterapia.” afirma a pediatra.
O Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil serve como um lembrete de que, juntos, podemos fazer a diferença na vida das crianças enfrentando essa doença. Com consciência, vigilância e acesso a cuidados médicos adequados, podemos ajudar a garantir que todas as crianças tenham a chance de viver uma vida longa e saudável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *