Lesões por Esforços Repetitivos (LER): a importância da fisioterapia preventiva e curativa

As Lesões por Esforços Repetitivos (LER) representam uma preocupação significativa nos ambientes de trabalho modernos e na vida cotidiana, afetando uma ampla gama de pessoas, desde trabalhadores de escritório até atletas de alto rendimento. Essas lesões são causadas por movimentos repetitivos, posturas inadequadas e sobrecarga de determinadas estruturas musculares e articulares, resultando em danos progressivos nos tecidos moles do corpo.

O desenvolvimento das LER geralmente está associado a atividades que exigem movimentos repetitivos, posturas fixas por longos períodos, vibrações, ou esforço excessivo sem períodos adequados de descanso. “Algumas das áreas mais comuns afetadas incluem mãos, punhos, cotovelos, ombros, pescoço e costas. É essencial estar atento a qualquer desconforto ou perda de força persistente ao realizar atividades repetitivas e até mesmo em casa, pois esses podem ser sinais precoces de LER.” alerta a fisioterapeuta Major Adriane, que atende no centro de fisioterapia, localizado na Fundação Pró-Tocantins.

A fisioterapia desempenha um papel crucial no tratamento e na gestão das LER. Os fisioterapeutas utilizam uma variedade de técnicas, incluindo exercícios terapêuticos, mobilizações articulares, terapia manual, alongamentos e modalidades de eletroterapia para aliviar a dor, restaurar a função e prevenir recorrências. “Trabalhos tanto na área preventiva quanto na área curativa, na preventiva podemos fornecer orientações sobre ergonomia e modificação das atividades diárias para ajudar os pacientes a evitar sobrecargas e minimizar o risco de lesões futuras” ressalta a fisioterapeuta.

Se não forem tratadas adequadamente, as LER podem levar a complicações de longo prazo que afetam significativamente a qualidade de vida e a capacidade funcional dos pacientes. Essas complicações podem incluir a progressão do dano tecidual, incapacidade de realizar atividades cotidianas, desenvolvimento de doenças crônicas como artrite e até mesmo incapacidade permanente em casos graves. Portanto, é crucial buscar tratamento precoce e seguir as orientações do fisioterapeuta para evitar complicações graves.

As Lesões por Esforços Repetitivos são uma preocupação séria que requer atenção e intervenção adequada. Com uma abordagem multidisciplinar que inclui fisioterapia, modificações no ambiente de trabalho e práticas ergonômicas, é possível prevenir, tratar e gerenciar eficazmente as LER, garantindo uma vida saudável e livre de dor para todos.